Clube de desbravadores Estrelas do Oriente - Ba ( 1ª Região )

 Especialidade de Solos, Respondida por: Davi Silva

Especialidade de Solos

 

1ª Definir oque significa solo.  

  Você provavelmente deve lembrar que estudou isso em Geografia Física no primeiro ano do ensino médio, porém, provavelmente você não deve lembrar de absolutamente nada ou quase nada rsrs então vamos lá, a responder as questões e ao mesmo tempo compreender...

O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo do tempo.


2ª Onde na terra esta localizado o solo ?

Os solos foram formados há milhões de anos, resultado da fragmentação de rochas ocasionada por processos de modificação química das mesmas, além dos desgastes ocasionados por processos erosivos a partir da ação do calor, dos ventos, das águas das chuvas e de microrganismos. 
    O solo é uma fina camada que cobre as rochas. Essa restrita camada da superfície terrestre é de fundamental importância para a humanidade, o solo é um recurso natural renovável, uma vez que pode ser usado diversas vezes, desde que tenha certos cuidados.


3ª Quais são os cinco fatores chave para formação do solo ? 

O solo é a camada mais superficial da crosta, é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição.
Existem muitas variações de terreno a terreno dos elementos de um solo, mas basicamente figuram-se quatro camadas principais:
  • A primeira camada é rica em húmus, detritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.
  • A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três partes:
    • A primeira parte é a do calcário. Corresponde entre 7 e 10% dessa camada.
    • A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato. Corresponde de 20 a 30% dessa camada.
    • A última parte é a da areia. Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Esta parte corresponde de 60 a 70% da camada em abertura com o Magma.
  • A terceira camada é a das rochas parcialmente decompostas. Depois de se decomporem totalmente, pela ação da erosão e agentes geológicos, essas rochas podem virar sedimentos, ou seja, rochas sedimentares
  • A quarta camada é a de rochas que estão inicialmente começando a se decompor. Essas rochas podem ser chamadas de rocha matriz. 

   4ª Definir os seguintes termos:

 a) Horizonte A:  - Horizonte superficial, com bastante interferência do clima e da biomassa. É o horizonte de maior mistura mineral com húmus.

 b) Horizonte B: Horizonte de maior concentração de argilas, minerais oriundos de horizontes superiores (e, às vezes, de solos adjacentes). É o solo com coloração mais forte, agregação e desenvolvimento.

 c) Horizonte C: Porção de mistura de solo pouco denso com rochas pouco alteradas da rocha mãe. Equivale aproximadamente ao conceito de saprólito.

 d) Camada orgânica: A matéria orgânica do solo é constituída por restos de plantas e outros organismos, em estado mais ou menos avançado de decomposição, acumulando principalmente na superfície. A água e o ar do solo ocupam os espaços existentes entre as partículas terrosas e entre agregados de partículas

 e) Camada mineral: camada mineral é aquela que se refere a fração sólida do solo, lembrando que o solo é composto por matéria mineral e orgânica

 f) Argila: em geologia e ciência do solo, o termo argila corresponde aos minerais que apresentam tamanho inferior a 2 µm em uma rocha

 g) Lixiviação: Lixiviação é o processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução num líquido. É o  processo de remoção pela água da camada de húmus resultante da decomposição do material orgânico 

 h)  Húmus:  Húmus é a matéria orgânica depositada no solo 

 i) Perfil do solo: Um solo possuí camadas horizontais de morfologia diferente entre si. Essas camadas são chamadas de horizontes. Essas camadas, apesar de todos as normas e técnicas, dependem para sua delimitação em campo estritamente dos sentidos do pedólogo.A soma destas camadas define o perfil do solo.

 j) Material de Origem: É o material intemperizado, de natureza mineral que deu origem aos solos por processos intempéricos. Esse material pode já ter sofrido transporte e deposição, o que é muito comum nas condições de clima tropical.

k) Pedólogo: O pedólogo vê e trata o solo como uma entidade organizada autônoma, dinâmica em contínua evolução e totalmente integrada ao contexto natural 


5ª  Definir o termo "classificação de solos" por que os solos são classificados ? 

É a classificação quanto à granulometria, são eles: solos arenosos, solos siltosos, solos argilosos, latossolo, solo lixiviado, solos negros das planícies e das pradarias, solo árido, solo de montanhas, solo orgânico
 
  a classificação dos solos é de extrema importante pois é por meio das classificações citadas acimas que um engenheiro por exemplo vai saber qual solo tem grande parte de sua partículas classificadas na fração argila ( solos argilosos ) ou ou qual solo possui uma capacidade de troca de cations menor que 17 cmolc ( latossolo), se o solo é jovem ( solos de montanhas ) ou se até mesmo ele é composto de materiais orgânicos ( solo orgânico ) 


6ª Discutir três diferenças entre os seguintes tipos de solos: a) Deserto, b) temperado, c) Tropical 


   solo do deserto é principalmente composto de areia, com frequente formação de dunas. Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. 
  Solos de clima temperados são solos mais evoluídos quando comparados com o desértico porque a temperatura e a precipitação facilitam a hidrólise dos silicatos. Os perfis pedológicos mostram transformações e, por vezes, até neoformações de minerais argilosos,que dependem fundamentalmente da posição da rocha mãe

Já o tropical, o material mineral que sofre intemperismo e a matéria orgânica que sofre humificação estão submetidos a condições ambientais diferentes daquelas que ocorrem em países de clima frio. É por isso que solos brasileiros, assim como os de outras regiões tropicais, são diferentes dos solos de regiões de clima frio.

7ª Examine uma seção vertical de 60 cm de solo. Rotular os diferentes tipos de matéria orgânica encontrada identificar s diferentes horizontes do solo e marcar a transição entre a camada de solo e a camada de minerais 

 Item Pratico ok

8ª Desenhar, fotografar ou coletar e rotular corretamente cinco diferentes tipos de solo 

 Item Pratico ok

2 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!